terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Doação e peso da ingratidão



Sentimos o peso da ingratidão quando criamos  expectativas de retribuição para todo o bem que julgamos fazer ao próximo.
  Quando expressamos o nosso amor em forma de amparo, carinho para com aqueles que convivemos diariamente ou para com aqueles que cruzam o nosso caminho não estamos fazendo pelos outros e sim por nós mesmos. De certa forma é uma espécie de egoísmo, pois estamos atendendo a uma vontade, a um sentimento nosso. Estamos suprindo a nossa necessidade de contato, de afeto para nos sentir amados.  Criamos um vínculo, uma relação.  Aos poucos vamos nos apropriando do outro. Mas quando o merecedor de nossa " misericórdia" não corresponde da forma que desejamos ou esperamos o peso da mágoa e da revolta domina os nossos corações.  As vezes destruímos boa parte de nossa existência na prisão  da tristeza ,da amargura e da depressão.

A decepção faz parte da vida , pois todos seguimos caminhos que nem sempre a agradam a todos. Desejamos ser amados , mas não suportamos ser contrariados. É claro que expressamos o nosso carinho e de alguma forma esperamos recebê-lo de volta, mas quando  isso não acontece sentimos dor.  Superar uma rejeição é um enorme aprendizado de autoamor. Estamos aprendendo a amar e a praticar a bondade. Nesse caminho existem muitas lições.  Estamos em constante transformação. Enquanto sentirmos o peso da ingratidão não estaremos vivendo o amor verdadeiro. O fato é que ainda não conseguimos ser benevolentes e caímos  facilmente  nas armadilhas do melindre.  A fraternidade ainda tem os resquícios de nossa ignorância. Somos apegados e possessivos.Ainda  estamos longe de compreendemos o amor na sua inteireza.

Vamos expressar o nosso afeto e seguir em frente aprendendo com a leveza de quem se empenha em viver o perdão ao invés de se acorrentar ao peso da  ingratidão. A compaixão liberta , a perseverança  alegra e a gratidão nos preenche de paz. Vamos agradecer e abençoar a nossa doação em amor independente do resultado. Se alguém não te ama ou não retribui sua amizade siga o seu caminho com coragem. A falsidade e a maldade está no convívio de todos nós.

Plante seu o melhor, pois o seu jardim é você quem faz.

Mônica Dias