quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ponto de Equilíbrio






Saber lidar com nossas emoções de forma assertiva é um  grande desafio para todos nós. Investir nessa capacidade é aumentar a cada dia o poder pessoal e a paz interior. É uma ferramenta essencial para transitar pela vida de forma segura e saudável. Naturalmente entendemos é requisito primordial para alcançar a realização pessoal, a felicidade.

          O sofrimento é o desequilíbrio desta capacidade. Durante meses ou talvez anos vamos acumulando emoções negativas não canalizadas adequadamente e que ficam reverberando ao nosso redor  em um processo retroalimentar. O que aos poucos vão ocasionar as somatizações físicas, mentais e espirituais. Atitudes como colocar limite nas relações, aprender a dizer não, ser mais enérgico em algumas situações,  extravasar a raiva, a tristeza em uma atividade física ou fazendo coisas que resgatam em nós o prazer e a alegria.  Ser mais paciente, expressar os sentimentos com uma boa conversa para clarear as relações. Ser franco, verdadeiro. Aprender a escutar, dizer que ama. Rir de si mesmo. Desapegar da necessidade de controlar tudo mergulhando na preocupação e na ansiedade.  Dar um basta na angustia, agindo de forma determinada a favor do seu bem-estar. Ser feliz sem condicionamentos. Deixar de vez os adiamentos. Começar de fato o projeto dos seus sonhos.  Assim estaremos criando um ambiente harmônico e sadio ao nosso redor cultivando emoções positivas como perdão, gratidão, alegria, amor, compaixão, confiança e coragem num processo de estímulo e resposta auto-regenador. Investindo maciçamente no bem podemos transmutar nossas mazelas e imperfeições.

       Normalmente a primeira coisa que acontece quando estamos mal, ou vivendo uma fase difícil, é perder a capacidade de ver além.  Ficamos cegos e bloqueados diante da muralha que se tornou o nosso problema. A capacidade de ver além é recuperar a flexibilidade e o entusiasmo diante da vida. É conseguir entender o que o sintoma, o acontecimento, a doença está querendo nos ensinar e quais atitudes e crenças precisam mudar para a nossa cura real. A forma como direcionamentos o nosso foco criam a nossa realidade. A todo instante temos a oportunidade de escolher onde estará a nossa atenção, o que vai determinar a qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos e consequentemente da nossa vida.  A cada novo olhar, uma nova realidade. O que você acredita já está feito. É uma questão cientifica e há muito tempo já deixou de ser esoterismo ou magia.

          Estamos vivendo num mundo infinitas possibilidades e não precisamos mais ignorar o que existe de mais moderno e está que disponível para todos: o conhecimento.  Vamos investir na sabedoria que busca sempre o crescimento, o aprimoramento.  Façamos como a bela flor-de-lótus  que surge vigorosa  e encantadora apesar das adversidades.  O ponto de equilíbrio é conquistado passo a passo na beleza do florescer, do expandir a nossa  natureza. É o renascimento das profundezas do inconsciente  para exalar a fragrância e a exuberância do perfume do amor. É a luz radiante,  o jardim  da alma e o  recanto da paz.
Paz e Luz!
Mônica Dias