domingo, 12 de junho de 2016

Prece Mental






        Quando você pensa que sua vida é uma droga, que  não te compreendem,  quem não te respeitam, que tudo está errado, o que você acha que acontece? Certamente, como um imã, tudo o que você mais pensa. Diariamente somos atropelados e dominados por uma enxurrada de pensamentos que por sua vez produzem uma série de sentimentos e sensações. A qualidade da nossa saúde mental e emocional depende exclusivamente das nossas percepções e do modo como lidamos com nossas questões e com o mundo exterior. Quase sempre nos deixamos sugar pela dinâmica do pensar desordenado que nos distancia da realidade.  Boa parte desses pensamentos gira em torno do negativo reforçando as lamentações, o medo, a raiva, a mágoa ou a culpa. Os desafios que deveriam ser estimulantes se tornam dificuldades com barreiras intransponíveis. Emaranhados em dúvidas perdemos o foco, a clareza mental. O ciclo vicioso da auto-piedade,  da fuga e da revolta  nos desvitaliza e nos fragiliza.
Seguimos vagando, nos sentindo desprotegidos, desamparados, desanimados e totalmente influenciáveis e suscetíveis as energias densas e as opiniões alheias.  Para sairmos desse marasmo é preciso querer assumir o controle de nossas vidas e conquistar mais imunidade. O autoconceito é o termômetro do nosso estado energético e emocional. O pensamos ao nosso respeito? Assumimos a responsabilidade pelos nossos desejos e realizações? Ou sempre culpamos os outros pelos nossos fracassos e frustrações? Somos agentes do nosso destino ou vivemos reagindo como vítimas indefesas? Somente a disciplina, a vontade e a paciência podem nos libertar do caos interior. A luz da consciência dissolve todos os bloqueios, traumas e toxinas.  A mente é poderosa, é a criadora da nossa realidade e se expande para além do nosso cérebro físico.  É uma antena altamente sutil que capta ondas eletromagnéticas de diversos tipos propagadas pelo Cosmos.  Cada um de nós é potencial incessante de possibilidades e por isso precisamos aprender a sintonizar em frequências mais elevadas.  
                Como conseguimos mais disposição, mais equilíbrio, mais energia?  Mudando a qualidade dos nossos pensamentos e principalmente das nossas atitudes para desenvolvermos a tão famosa inteligência emocional. É fácil? Não. Requer resiliência, mas é possível. Existem momentos que não conseguimos lidar com certas questões e precisamos do apoio de um terapeuta, um psicólogo, um médico ou de um ombro amigo. Não tenha vergonha, expresse seus sentimentos, cuide-se, mais se desapegue deles! As afirmações positivas também contribuem muito, funcionam com um remédio para curar as crenças limitadoras, construindo um dialogo mental  mais saudável que aos poucos irá produzir atitudes auto-reforçadoras de uma autoestima elevada. O livro você pode curar a sua vida  da maravilhosa Louise Hay é um dos exemplos do poder dessas afirmações. É preciso mergulhar na fonte silenciosa do nosso Eu mais profundo.  Nesse processo  quero reforçar a importância da meditação e  da respiração. A prática ajuda a liberar o estresse acumulado, melhora o humor, a concentração e eleva o nível energia.  Essas ensinamentos milenares  desvendados recentemente para ciência estão ao nosso alcance. Ainda assim, podemos observar que com algumas atitudes bem simples é possível alcançar estados meditativos: estar mais próximo da natureza, caminhar, admirar o pôr-do-sol, dançar, escutar uma música, praticar um esporte, pintar, ler um livro, escrever. Enfim, são inúmeras as oportunidades de felicidade e prazer para a nossa livre escolha a todo instante.  Quando criamos mecanismos de distanciamento das preocupações evanescentes Ego podemos sentir quem somos nós de verdade.
                Conquistar cada vez mais momentos de quietude empodera a alma no seu mais alto valor.  O centramento traz força e plenitude. É como voltar para casa e se entregar ao sono que descansa e vitaliza. O auto-amor se torna um hábito e passo a passo vamos conquistando a confiança, abençoando a nossa passagem pela terra, contribuindo para evolução da humanidade de forma mais proativa e feliz.  Em estado de graça somos um poderoso mantra vibrante de energia divina que ao pulsar em sincronia com a emanação excelsa do amor nos unimos ao Pai em iluminada prece.

Esteja bem!
Paz e Luz

Mônica Dias