domingo, 22 de maio de 2016

A prática do Amor



Viver a vida em equilíbrio é um grande e estimulante desafio.  A aceitação de que não podemos controlar as pessoas e as situações nos proporciona energia e paz. A paciência e ponderação são pontes para um estado interior de calma, confiança e alegria.
             O processo de iluminação pessoal é tênue e muitas vezes é entendido como um caminho filosófico impraticável, irreal,  quando confrontado pela nossa realidade ainda tão densa, atribulada. Quase sempre no nosso dia a dia estamos angustiados ou ansiosos dando abertura para sequestros emocionais.

               Normalmente permitimos que os acontecimentos e as atitudes do outro nos tirem do centro pela nossa dificuldade de expressar os nossos sentimentos e de lidar com nossas frustrações. Literalmente desconectamos da realidade para transitar entre pensamentos e sentimentos negativos imersos no passado ou no futuro.  A mente fica obcecada. A preocupação nos paralisa e a raiva nos cega. Somos dominados pelos impulsos. Reagimos o tempo todo no automático. Como sair desse redemoinho do descontrole? Agindo de forma consciente. Retornando para o agora. O ancoramento acontece imediatamente quanto trazemos a razão a emoção que precisamos entender ou transmutar. A meditação, a música, a respiração,  a prece ou tudo o que nos traz bons sentimentos e boas lembranças funcionam como gatilhos para o nosso caminho de volta ao estado equilíbrio. É um exercício diário de auto-observação e aceitação. Nessa dinâmica percebemos o quanto é importante construirmos hábitos saudáveis: auto-amor, auto-responsabilidade e compaixão.  Com a  prática vamos criar uma reserva de boas energias capaz de reequilibrar o nosso estado mental  e emocional mais rapidamente.

                Conquistar a inteligência emocional é trilhar o caminho do meio.  A filosofia oriental nos ensina que para superar nossas dores e sofrimentos é preciso estudá-las intimamente.  E nesse processo a negação deve dar espaço ao desapego. Deixar ir significa aprender a lição para curar.  Quando as situações estressantes e desagradáveis se repetem é sinal de que não estamos agindo em nosso benefício.  A reatividade é efeito do pessimismo e da vitimização.  Ampliar a consciência é sair da zona de conforto e criar soluções assertivas e criativas.  É retornar a nossa essência, onde o amor é o princípio de tudo. Despertar a luz dos nossos corações e vibrar como um mantra na grande existência universal.

                Alcançar os estados iluminados da mente é aceitar o convite da brilhante  viagem interior.  Os cinco princípios do Reiki, transcritos abaixo e trazidos para reflexão nos questiona sobre nossa conduta diária e nos impulsiona a abandonar os costumes que nos prejudicam e estacionam para alcançar a sabedoria  e nos tornar mestres de nós mesmos.


Só por hoje: Abandona a raiva; Abandona a preocupação; Sê  Grato; trabalha conscienciosamente; Exerce a bondade.