terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Puros de Coração





             Semana passa uma amiga me marcou na publicação de um vídeo da novela Xica da Silva (https://www.youtube.com/watch?v=ZkztLtaorbk) em que a personagem Mandinga é forçado a renegar as suas origens , é criticado por ser diferente e por isso é queimado vivo. Realidade ou ficção? Infelizmente a intolerância ainda faz parte de nossa realidade.
Os rituais, as velas, as preces, os incensos, as orações, os cânticos, as posturas, as danças ,as roupas estão presentes nas inúmeras religiões do planeta  e são recursos exteriores que a nossa mente ainda precisa para relembrar da nossa conexão com Deus. Funcionam como porto seguro físico e material que podemos tocar, ver e sentir. De certa maneira utilizamos esses elementos ou práticas devido ao sentimento ilusório de separação.
À medida que trilhamos o caminho da iluminação a nossa percepção se amplia, a nossa consciência expande na compreensão de que somos todos um. A certeza de nossa unidade com o Todo é o reconhecimento de nossa poderosa essência, de nossa verdadeira origem. Vibramos amor!  Somos amor! Não precisamos mais de portas, pontes ou atalhos. A confiança sobrepõe à crença. Apenas um pensamento é capaz transpor as montanhas dos impedimentos que criamos no decorrer de nossas existências. É quando conseguimos vivenciar o sublime código: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". É quando nos aprofundamos, nos conhecemos, nos libertamos dos nossos demônios interiores. É quando escolhemos seguir além dos rótulos, das aparências, das tradições do mundo criadas pelo homem para homem. É quando escolhemos a humildade e a verdade  do Eu e o Pai somos um.
             Se cada átomo do nosso corpo é a expressão mais intima e verdadeira de amor de quem  nos estamos separados?  Não será de nós mesmos? Somos Deuses. Somos a natureza. Somos os Orixás. Somos o universo. Somos energia de luz pulsante. Jesus vive em nós. Não precisamos aceitá-lo. Imediatamente o  nosso coração é preenchido com as boas novas trazidas pelo Mestre dos Mestres. Reconhecemos em nós à força das pedreiras, a energia das matas, a garra do vento, a flexibilidade dos rios, o equilíbrio do mar. Tudo está em nós, assim como nós estamos em tudo.  O que reforça uma das Leis Herméticas: "O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima". É correspondência, é vibração, é sintonia, é união! 
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Nesta nova era não cabe mais a intolerância, a ignorância e o desrespeito. Vamos dar um salto de civilidade e benevolência.
Certamente ainda precisamos desapegar de muitas coisas e retirar muitas máscaras. O desapego faz parte do caminho espiritual.  Os mais importantes e urgentes são  o ódio, a vingança, o egoísmo, a mágoa, a inveja, prepotência e a maledicência. Até lá no mínimo vamos olhar para o outro e para os seus costumes com respeito. Vamos celebrar a união em família!  Vamos assumir quem somos nós sendo puros de coração para viver em comunhão.

Paz e Luz!
Mônica Dias